sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sacrifício de Animais no Candomblé

  Peço a Deus, meu Pai Celestial que me abençoe e ilumine para que eu possa discorrer sobre este assunto que é tão polêmico e controverso! Que os meus guias espirituais, e as entidades  de luz que trabalham na corrente astral do Candomblé estejam ao meu lado, me inspirando sobre o assunto aqui tratado para que eu não cometa nenhum erro e venha a provocar preconceitos contra este instrumento de Olorum! Que assim seja, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, amém!
*****
  Olá queridos irmãos e irmãs! Que a Paz do Senhor esteja com todos vocês! 

  Hoje venho vos falar sobre um assunto um tanto polêmico: sacrifício de animais.

  Lembremo-nos que a Umbanda e o Candomblé possuem ritualísticas e dogmas diferentes, embora muitos deles sejam semelhantes. A Corrente Astral de Umbanda, não reconhece sacrifícios como um rito umbandista e sim candomblecista.

O sangue é um elemento de poder, portador de uma tremenda carga energética, assim como outros fluidos como a saliva, o sêmen, a lágrima e etc. Os animais no Candomblé são sacrificados, suas entranhas retiradas e então suas carnes são servidas(depois de cozidas) para os Orixás e para os Filhos da casa. Através deste ato(Sacrifício) eles transmitem e revitalizam o Axé da casa e dos Filhos da casa, ou seja, há uma troca energética entre os Orixás e seus Filhos de fé. 

Existem lugares, sons, objetos e partes do corpo impregnados de Axé. Apresentarei alguns deles:
No Corpo: coração, figado, pulmões, rins, pés, mãos, rabo, ossos, dentes e etc...
Nos vegetais: raízes, folhas, sementes, néctar, mel e etc...
Lugares: mar, rio, florestas, pedreiras, montanhas, cachoeiras, lagos, poços e etc...

Existem três categorias dos elementos portadores de Axé:
1) "Sangue" Vermelho;
2) "Sangue" Branco;
3) "Sangue" Preto.

O "Sangue vermelho" compreende:
a) No reino animal: Sangue
b)No reino vegetal: Óleo de dendê, pó vermelho, mel, sementes, legumes, vegetais, grãos, frutos e etc...
c) No reino mineral: Sais, giz, prata, chumbo, pedras, areia, barro, terra e etc...

O "Sangue Branco" compreende:
a) No reino animal: Sêmen, saliva, plasma, hálito/sopro e etc...
b) No reino vegetal: Sementes, seivas, sucos, álcool, bebidas brancas extraídas das palmeiras, vegetais, legumes, grãos e etc...
c) No reino mineral: Sais, giz, prata, chumbo, pedras, areia, barro, terra e etc...

O "Sangue Preto" compreende:
a) No reino animal: Cinzas de animais
b) No reino vegetal: Sumo escuro de certas plantas, pó azul, carvão vegetal, vegetais, legumes, grãos, raízes e etc...
c) No reino Mineral: Carvão, ferro, pedras, areia, barro e etc...


  Depois da comida ter sido oferecida ao Orixá, que imanta a comida com suas irradiações, seu Axé, ela então é distribuída aos filhos da casa para que todos possam compartilhar daquela energia. Oque ocorreu? Uma troca de energia entre Animal, Orixá, Terreiro e Filhos de fé.

  A única pessoa que pode sacrificar o animal é o Axôgun (mão de corte). Para isso existe todo um procedimento ritualístico pelo qual a pessoa passa para adquirir esse "status". O axôgun deve cuidar para que o animal seja sacrificado rapidamente e sem dor, pois, caso o contrário, o Orixá pode rejeitar a oferenda. Através deste ato, os filho de fé incorporam os elementos simbólicos que representam os princípios vitais e essenciais de tudo oque existe. 

  Quando um Orixá pede um sacrifício como forma de fazer algum tipo de trabalho ou desmanchar demandas e feitiços negativos, é porque ele precisa de uma energia extra para poder realizar o trabalho. Por isso nas casas sérias de Candomblé os animais só são sacrificados nas celebrações/festas dos Orixás, e em casos de extrema necessidade como os acima citados. Em casa séria não se sacrifica animais para todos os trabalhos realizados, isso só é feito em casas descompromissadas e que não sabem o valor de uma vida animal. 

  Tanto Candomblé quanto Umbanda tem íntima relação com a natureza, por isso não faria nenhum sentido eles sacrificarem os animais por bobagens. E a carne dos animais sacrificados não é jogada fora, desprezada, são consumidas nas festas, logo, não há muita diferença entre você comprar um animal no açougue para consumo ou sacrificá-lo para posteriormente ser consumido. 

  Embora eu ache desnecessário os sacrifícios realizados no Candomblé, eu respeito a sua forma de culto e acho muito bonita a sua ritualística. Lembrem-se sempre meus irmãos "Não julgueis para não serdes julgados"! Respeitemos e amemos à todos sem preconceitos!

Que a paz de oxalá esteja com vocês!



6 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Yuri! É sempre gratificante ver que você comenta minhas postagens!
      Paz, Luz, Amor, Fé e Caridade!
      Bençãos de Oxalá!

      Excluir
  2. E o que eles acreditam que acontece com a "essência" do animal? Ou seja por exemplo o espirito do animal, não fica irritado/bravo/raivoso querendo vingança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro irmão!
      Não, eles não acreditam que o animal fique irritado, bravo ou raivoso por ter sido oferecido aos Orixás. Seria quase uma honra ser oferecido para os Orixás! Inclusive, em algumas casas sei que o Babalao joga búzios perguntando ao animal se ele aceita ser sacrificado.
      Outra coisa: O que o Orixá "consome" é somente a energia, o axé, e não o espírito do animal, sendo que este volta para seu lugar de origem.
      Espero ter sanado suas dúvidas!
      Paz,Luz, Fé, Amor e Caridade!
      Bençãos de Oxalá

      Excluir
  3. O perigo das macumbas, muitas pessoas nada sabem desses perigos. Os Espíritos de Luz ou Espíritos Superiores já mais vão pedir charutos, cachaça, cigarros,sacrifícios de animais e despachos, essas praticas só podem atrair pela sintonia vibratória espíritos desencarnados apegados a matéria e aos vícios terrenos, ou seja, espíritos inferiores e obsessores.Os Espíritos Superiores são Virtuosos em seus ensinamentos, eles procuram moralizar, educar e espiritualizar os seres humanos, incentivando a pratica sincera do bem e das Virtudes. Os espíritos apegados a matéria tratam de assuntos vulgares sem elevação moral, assuntos, como, sorte no jogo, volta da pessoa amada, sorte com as mulheres, melhoria nas finanças, trabalhos para prejudicar desafetos etc. Os Espíritos Superiores já mais vão se manifestar num centro para pedir charutos, cachaça e sacrifícios de pobres animais, isso é ridículo, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amar os animais, quem pede esses absurdos são os espíritos da escuridão, cuidado, muito cuidado, eles gostam de enganar as pessoas usando uma linguagem melosa, suave, doce, com palavras bonitas, eles falam macio, tudo para seduzir as pessoas que estão nesses ambientes de baixa espiritualidade. Eles também usam Nomes pomposos, importantes e sedutores para mistificar. Vou deixar uma pergunta, vocês acham que os Espiritos de LUZ vão pedir despachos, cachaça, charutos, sacrificios de pobres animais inocentes??? O ser humano é um Espirito encarnado no mundo terra para evoluir e se melhorar moralmente, ser bom, honesto, correto, trabalhador, sem vicios, cultivar as Virtudes e os valores morais superiores, é seu DEVER, cumprindo com o seu dever moral ele consegue vencer e evoluir.Devemos nos afastar dos ambientes de baixo nivel moral, por que, nesses ambientes perambulam espiritos inferiores e pertubadores. O ser humano é composto de dois elementos Espirito e materia, o Espirito é a Força inteligente o ser pensante, a materia corporal não pensa e nem sente, portanto, se conhecer como Espirito encarnado com Deveres Morais para cumprir já é uma iniciação para as verdades superiores.

    ResponderExcluir
  4. O problema da Obsessão que é uma enfermidade psíquica, causada por espíritos inferiores, pertubadores e obsessores do plano astral ou mundo espiritual. Existe muitos espiritos maldosos e vingativos que procuram obsidiar os encarnados que são invigilantes com a sua Conduta Moral. A causa da Obsessão está nas imperfeições morais das pessoas, são os maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos e atitudes negativas, que atraem pela Sintonia vibratória os espiritos obsessores do mundo espiritual, para afastar os maus espíritos, só existe um caminho Aprimoramento Moral e Mental, temos que procurar viver de uma forma correta, honesta e digna, com pensamentos elevados e nobres e praticar o bem e as Virtudes. O Bem repele o mal. Tudo depende da Sintonia Vibratoria dos pensamentos e sentimentos, atraímos bons ou maus espíritos, conforme, o padrão moral dos nossos pensamentos e sentimentos. Pela Lei das Atrações psiquicas, os semelhantes atraem os semelhantes, é por isso, que devemos praticar as Virtudes, ser bom, ser correto, ser honesto, ser trabalhador, ser cordial, ser solidário, ajudar os fracos e doentes, combater os vícios, combater os maus desejos, combater os maus hábitos, amar e respeitar os Animais, cultivar pensamentos elevados e puros, dessa forma a pessoa repele naturalmente os maus espíritos e atrai os Espíritos de Luz, o bem atraindo o bem. O vicio da bebida, do cigarro, da gula,do jogo e das drogas, são portas abertas para os maus espíritos, existe muitos espíritos desencarnados que ainda mantem esses vicios no plano astral, como eles não têm mais o corpo fisico para saciar tais vicios e desejos, eles procuram algum encarnado que tenha os mesmos vicios e desejos, eles se encostam no encarnado que está bebendo ou fumando e vão sugar os fluidos da nicotina ou do álcool, num processo chamado de Vampirismo psiquico, os viciados terrenos são Vampirizados por espíritos obsessores. É por isso, que devemos ter uma vida terrena pura, digna e correta, praticando o bem e as Virtudes, para podermos afastar os maus espiritos e os vampiros psiquicos do plano astral. O Mestre jesus chamou esses espíritos de espíritos imundos, devido as suas impurezas morais. Essas forças do mal podem provocar acidentes, brigas, crimes, eles conseguem intuir ou inspirar maus pensamentos na mente das pessoas, levando as pessoas a cometerem coisas erradas e nocivas. A causa da Obsessão está nas nossas imperfeições morais é por isso que devemos ter uma vida pautada por principios Morais elevados, não existe milagres e nem proteções divinas, a proteção espiritual quem faz é a propria pessoa, conforme seus Pensamentos e Conduta Moral. O uso de velas, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos, terços, são tudo baboseiras criadas pelo misticismo religioso, é no pensamento elevado e firme no Bem e na Conduta moral reta, que vamos afastar esses espíritos imundos, a escuridão não suporta a Luz. E nós somos filhos da Grande LUZ. Esse é um pequeno resumo sobre o problema da Obsessão.. Meus amigos vamos praticar sempre o Bem e as Virtudes esse é o caminho.

    ResponderExcluir