domingo, 4 de novembro de 2012

Exús e Pomba-Giras

Exú Tranca Rua das Almas - Pintura Intuitiva feita por um médium
  Peço mais uma vez para que os irmãos de Luz se aproximem! Em nome de Jesus nosso Senhor e salvador, peço humildemente aos seres de luz que estejam ao meu lado nesse momento me ajudando a esclarecer aos nosso irmãos sobre o grande mistério que são os queridos compadres e comadres da Umbanda! Que eu possa desmistificar a imagem errônea e maldosa que muitos irmãos encarnados possuem desses incansáveis trabalhadores. Peço ao meu guia espiritual e ao meu anjo da guarda que me ajudem nessa tarefa. Que assim seja em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso querido Pai Oxalá, Amém!

*****
  Olá queridos irmãos e irmãs! Que nosso Pai Celestial abençoe todos vocês! 
  Quero falar-lhes hoje sobre os misteriosos exús e pomba-giras de nossa querida Umbanda!
  No período da escravatura, os negros, para poderem continuar cultuando seus deuses tiveram que sincretizá-los com os santos católicos. Eles fizeram esse sincretismo baseados nas personalidades dos Santos e em seus atributos. Desse modo Oxalá passou a ser Jesus Cristo; Iansã passou a ser chamada de Santa Bárbara; Ogum virou São Jorge e assim por diante. 
  Só que houve um pequeno problema, com quem eles sincretizariam os exús? Seres que trabalham para a Lei, servindo-a nas trevas? Nenhum santo servia nas trevas. Então não havia outro jeito a não ser sincretizá-lo com o diabo. E essa de exú ser diabo acabou "pegando", e permanece até os nossos dias atuais.
  O que é Exú? Exú é soldado, é guardião dos caminhos, é executor da justiça cármica! Exú não faz mau para ninguém! Os exús e pomba-giras são entidades que já foram encarnadas como nós, e que estão trabalhando na Umbanda como uma forma de resgate cármico ou por opção própria. Exú devolve aquilo que lhe pedirem, se pediu o bem ele devolverá o bem, se pediu o mau, exú devolve na mesma moeda. 
  Os exús e pomba-giras que trabalham na umbanda são os exús e pomba-giras coroados, ou seja, que trabalham para a Lei maior, a justiça divina de causa e efeito. Esses são os verdadeiros exús, eles não aceitam trabalhos com fins negativos, aqueles trabalhos que tem como objetivo prejudicar outros. Ai de quem pedir algo ruim para um verdadeiro exú!
  Os exús e pomba-giras trabalham dentro da energia sexual, da energia animal que liga os homens à terra. Por isso se apresentam como sedutores e encantadores aos seus consulentes. Eles nos protegem de demandas, de magias negras e espíritos obsessores que queiram nos atrasar em nossa caminhada. Eles atuam recolhendo esses espíritos e encaminhando-os para tratamento em outras colonias espirituais, ou mesmo encaminhando-os diretamente para uma nova encarnação. São os nossos guardiões, eles protegem os templos, as igrejas, os terreiros, os centros espíritas e etc. Quando forem a uma igreja irmãos, tenham certeza que Exú esta guardando a porta para que nenhum espírito com más intenções entre.
  Alguns acreditam que para incorporarem exú/pomba-gira precisam entortar o corpo, dobrar os dedos como se fossem garras, falarem palavrões e beberem muito, mas isso é um tremendo engano e uma desonra à esses guardiões. Isso acontece na maioria das vezes devido a crença do médium que acha necessário esses tipos de atitudes para incorporar um exú.
  Alguns acreditam que os exús e pomba-giras são seres sem luz. Lindo engano! Muitas vezes esses exús e pomba-giras que muitos tanto julgam são seres extremamente evoluídos que decidem permanecer nesse "cargo" por acharem que desse modo servem melhor à lei divina!  E há casos em que nossos amados pretos-velhos transfiguram seus corpos astrais em exús para que possam atuar junto com esses irmãos! Os exús e pomba-giras são entidades que muito trabalham! Convivem com o sofrimento, a dor e a angústia emanada pelos irmãos desencarnados que estão no baixo astral devido aos seus erros cometidos quando encarnados. Exú também ama meus irmãos! São seres que realmente se compadecem do sofrimento humano e fazem o possível dentro da lei cármica para nos ajudar!
  Sigamos o exemplo desses irmãos e também tenhamos mais misericórdia, mais compaixão daqueles que vagam nas trevas. Trabalhemos para que eles saim das trevas da ignorância, do ódio, do rancor e enxerguem a luz da sabedoria, do amor e do perdão!
  Espero que eu possa ter esclarecido um pouco os irmãos sobre oque são esses queridos guardiões e guardiãs da Umbanda. 
Paz, Luz, Amor, Fé e Caridade!
Bençãos de nosso Pai Oxalá para todos! 

6 comentários:

  1. Lendo este post muito bem explicado lembrei de uma situação comigo:

    Um dia fui comprar velas com minha mãe e o Pai de Santo que estava lá disse que um cigano andava junto comigo, o que significa isso? O que significa cigano? Se é que é verdade por que ele me seguiria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cigano é uma das entidades que se manifestam nas giras de Umbanda específicas para os povos orientais, são chamadas de "Povo do Oriente". Nessas giras, árabes, egípcios, japoneses, indanos, ciganos e etc... vem fazer a caridade.
      Bom, creio que você saiba quem são os ciganos, o povo cigano.
      Ele provavelmente é um dos seus guias, ou espíritos afins que te acompanham.
      Os ciganos tem um jeito divertido, alegre de trabalhar, usam incensos, tarô, cristais, adagas e etc em suas consultas.
      Espero ter esclarecido!
      Paz, Luz, Amor, Fé e Caridade!

      Excluir
  2. Tudo muito bem explicadinho!
    Parabéns, se você manter esse padrão de escrever vai ajudar muitas pessoas a entenderem melhor a umbanda!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Yuri!
      Pretendo continuar desmistificando muitas coisas! Preciso contribuir com algo para a minha querida Umbanda ^^
      Paz, Luz, Amor, Fé e Claridade!
      Bençãos de Oxalá!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir