terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os Orixás

  Venho pedir o auxílio dos seres de luz, dos mensageiros celestiais, dos espíritos iluminados que habitam os diversos planos! Que os Sagrados Orixás estejam comigo em todos os momentos da minha vida, dando-me forças para prosseguir minha caminhada, dando-me forças para carregar a minha cruz, assim como nosso Pai Oxalá carregou a Dele antes de ser crucificado. 
  Que Eles me deem forças e inspiração para escrever este texto sobre essas vibrações divinas de nosso Pai Olorum! Que eu possa transmitir a minha visão a cerca dos Orixás com total amor, fé e devoção. Que assim seja em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Amém!
*****
  Olá irmãos e irmãs! Que Deus abençoe a todos vocês! 
  Hoje venho falar-vos sobre os Sagrados Orixás! 
  Os Orixás são as divindades do panteão africano. Com os escravos trazidos ao Brasil, e à outros países da América Latina, a sua fé, devoção e amor aos Orixás acompanhou-os. No período da escravatura como os negros eram proibidos de cultuar suas divindades, adotaram as imagens de Santos Católicos. Dentro das imagens dos Santos, eram colocados os assentamentos dos Orixás. Os assentamentos são apetrechos e fetiches inerentes aos Orixás, são uma representação material Deles, simbolizando a captação da energia da natureza, ligado aos Orixás correspondentes e sempre emanando energias para seus adeptos e crentes. Desse modo continuaram cultuando os Orixás sem que seus senhores soubessem. 

  Foi assim que o culto aos Orixás sobreviveu no Brasil e em diversos outros países, enriquecendo ainda mais a nossa cultura. 

  Os Orixás, mais do que forças da natureza, são vibrações emanadas do Divino Criador. Desse modo, Oxalá é uma vibração de Fé, Ogum de Coragem, Oxum de amor e assim por diante. Na Umbanda Esotérica/Iniciática são chamados de Tronos Divinos, o que, se for parar para analisar, é uma nomenclatura bem mais próxima da realidade dos Orixás, pois é através deles que o poder do Criador emana. Eles são o Trono onde Deus está sentado. São os Tronos que dão sustentação à toda Criação!

  Embora o sincretismo ainda esteja presente dentro dos Terreiros de Umbanda, é importante saber que os Orixás não são Santos, nunca encarnaram, com exceção de Oxalá, que teve sua última encarnação como Jesus Cristo. Ou seja, Ogum não é São Jorge, Oxum não é Nossa Senhora da Conceição, Omulu/Obaluaê não é São Lázaro. Foram sincretizados baseados em suas características, Ogum é guerreiro, forte, inspira coragem, por isso foi sincretizado com São Jorge, um nobre guerreiro e assim sucessivamente com todos os Orixás. 
  
  Espero que eu possa ter esclarecido à vocês um pouco do que são os Orixás, pois para saber mesmo "o que" são, só sentindo, conversando com eles mentalmente, pedindo sua proteção e suas irradiações divinas!
  Paz, Luz, Amor, Fé e Caridade!
  Bençãos de Oxalá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário