*****
Saravá meus queridos irmãos! Que Deus abençoe todos vocês, iluminando os seus caminhos e os protegendo onde quer que estejam!
Hoje venho falar para vocês um pouco sobre a Umbanda, uma religião que tem como base o amor, a fé e a caridade. Infelizmente, devido ao preconceito que muitos irmãos tem, essa maravilhosa religião vem sido deturpada, sua imagem denegrida perante a sociedade. Claro que isso não se deve apenas às pessoas de fora que demonizam essa religião, mas também aos diversos membros que muitas vezes não possuem uma postura que seja de acordo com os princípios pregados pela mesma.
Jesus, nosso amado Rabi, disse várias vezes em seus evangelhos para que tomemos cuidados com os falsos profestas. Eis alguns desses versículos:
"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7:15-20
"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo." João 4:1
"Mas houve também entre os povos falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição" 2 Pedro 2:1
Esses falsos profetas, caluniadores da verdade existem em vários lugares, em todas as religiões. Eles enganam as pessoas com o intuito de conseguirem mais dinheiro para alimentarem suas paixões carnais. Vivem as custas dos fiéis, das pessoas de boa fé que neles depositam sua confiança. Tomemos cuidado com eles meus irmãos!
Na Umbanda isso se dá através dos falsos médiuns e pais-de-santo corrompidos, inescrupulosos que pregam SUAS verdades, e não as verdades do Pai Celestial, não as verdades que os espíritos de luz nos transmitem com o fim de nos guiar em nossos caminhos para que tenhamos uma vida mais digna, um contato mais íntimo e constante com Deus e seus mensageiros.
Quando forem em uma casa de umbanda meus irmãos, avaliem as seguintes coisas:
1. Cobram por algum trabalho que deva ser feito?
2. Como se comportam?
3.São médiuns que realmente estão abertos à caridades, dispostos à trabalhar para o bem do próximo?
4. Os médiuns que ali frequentam, estão ali pelo trabalho, pela caridade, ou apenas por diversão ou qualquer outro motivo leviano?
Esses são 4 pontos básicos que, se possível, devem ser observados. Alguns talvez falem de sacrifício de animais, que isso não faz parte da Umbanda, mas qual é o motivo d'eu não ter mencionado isso como um ponto básico para se reconhecer um bom terreiro? Porque eu conheço um terreiro onde se realizam sacrifícios (apenas para Exú), e ele funciona em perfeita ordem, harmonia, baseado no amor, na fé e na caridade! É um terreiro ótimo que um familiar meu faz parte do corpo mediúnico. Inclusive esse meu familiar não participa nas vezes que esses sacrifícios são realizados pois ele é contra esse tipo de coisa, assim como eu também sou, mas quem somos nós para julgar? Cada terreiro funciona de uma forma diferente, cada terreiro possuí seu próprio modo de trabalhar, é isso que enriquece tanto a Umbanda, a diversidade de culto.
A Umbanda é fé, amor e caridade. Qualquer terreiro que fuja disso não é de Umbanda. Eu por experiência própria posso afirmar com todas as letras que é uma religião Ó-T-I-M-A! Um dia, se Deus quiser, eu também estarei trabalhando num terreiro de Umbanda!!!
Para quem quiser conhecer sobre a história da Umbanda, seu início e desenvolvimento, recomendo para vocês o seguinte site: http://www.paimaneco.org.br/filosofia/historia-da-umbanda
Que os Sagrados Orixás nos abençoem em nossa caminhada! E você irmão, se aparecer a oportunidade, não deixe de visitar um terreiro. Garanto-lhe que, se você estiver realmente disposto a conhecer, sem pré-conceitos, verá que a Umbanda possuí uma maravilhosa filosofia, e que seus guias são verdadeiros seres iluminados pelo Pai Celestial e pelos Sagrados Orixás!
Poderia criar um post explicando como funciona os sacrifício e qual sua opinião sobre isso?.
ResponderExcluirÉ um assunto polemico e complicado de se apresentar para a população!
Claro que sim! É um dos posts que pretendo fazer. Por enquanto tenho em mente explicar primeiro um pouco sobre a linha de esquerda (exús e pomba-giras) que são tão mau compreendidos. Assim que puder providenciarei o post!
ExcluirQue Oxalá abençoe!
Paz e Luz!