sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Os Orixás - Oxalá


  Que Deus nos ouça em nossas preces e abençoe os nosso caminhos. Que os Sagrados Tronos de Deus, estejam presente em nossas vidas trazendo suas bençãos constantemente. Que nossos Guias e Anjos nos protejam, amparem e auxiliem em nossa caminhada, para que não nos desviemos do caminho que leva ao Divino Criador. Que a misericórdia e a bondade Dele sejam constante em nossas vidas! Que assim seja em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Amém!

*****
  Salve irmãos e irmãs! Que Pai Oxalá abençoe todos vocês!
  Vou falar um pouquinho sobre este grande Orixá hoje.

  Oxalá é o Trono da Fé, atua no polo positivo e seu campo de atuação é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o tempo todos suas vibrações estimuladoras da fé e geradoras dos sentimentos de religiosidade.

  Ele é o pai de todos, e se diz na Umbanda que independente da coroa do médium ser regida por outros Orixás (pais de cabeça) também são filhos dele. Na verdade temos todos os Orixás na nossa coroa, só que dois deles "tomam a frente", enfim.... Sua cor é a branca, a soma de todas as cores, esse é um dos motivos da vela branca servir e ser indispensável para praticamente qualquer trabalho magístico ou religioso, possuí em si o potencial de todas as outras.

  É sincretizado com Jesus Cristo, mais especificamente Nosso Senhor do Bonfim. Todos os grandes avatares que vieram para estimular a fé nos seres podem ser classificados dentro da vibração de Oxalá.
  
  No Candomblé toma duas formas diferentes: Oxaguiã e Oxalufã. Oxaguiã é a forma jovem de Oxalá, é guerreiro, e Oxalufã sua forma mais velha, apoiado em seu bastão, o Apaxoró (vide imagem). Originalmente pertence ao panteão dos Orixás fun fun, que seriam todos responsáveis pela criação e que se vestem de branco, sendo mais importante dentre eles Orixalá, que na Europa e demais países foi abreviado para Oxalá. Oxaguiã é filho de Oxalufã.

  Ele foi criador por Deus e encarregado de criar o mundo e todos os seres (isso segundo o Candomblé). É um Orixá presente em todos assim como Exu. No ilê (terreiro de Candomblé/barracão) é o último a ser saudado pois é o grande símbolo da síntese de todas as origens.

  Oxalá não deixa um só ser sem o amparo religioso dos mistérios da Fé. As pessoas que são muito ligadas ao material e se esquecem de exercer sua fé, infelizmente acabam caindo no polo negativo da fé que é regido por Oiá, e deixam de absorver as irradiações cristalinas deste Orixá.
  
  É oferendado com velas brancas, frutas, cocô verde, mel e flores. Os locais ideais para oferendá-lo são aqueles que mais puros se mostram: bosques, campinas, praias limpas, jardins floridos, matas não alteradas pelo homem e etc.

  Em breve teremos outros textos falando sobre os Orixás, espero que gostem e comentem!
  Paz, Luz, Amor, Fé e Caridade!
  Bençãos de Oxalá!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário