sábado, 22 de dezembro de 2012

Altares


  Que o Divino Criador abençoe nossas vidas, nossos empregos, relacionamentos, bens-materiais, nossos caminhos, nossos corações, mentes e espíritos! Que os Anjos do Senhor e os espíritos de luz nos acompanhem nessa jornada terrena, nos orientando o caminho correto a ser seguido! Que assim seja em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, amém!
*****
  Salve irmãos e irmãs! Que a paz do Rabi esteja com vocês!
  Vou falar um pouco sobre esses pequenos santuários que nos fazem sentir mais conectados com a Divindade. 

  O Altar é um elemento importante para nossa conexão com o Divino. No altar depositamos imagens, objetos, estátuas, coisas que representam nossa fé. Não é um elemento indispensável, mas ajuda e muito a elevarmos nossos pensamentos ao Sagrado.

  Quando estamos montando o altar, naturalmente estamos com sentimentos elevados, pois é a representação física daquilo em que cremos. De modo algum os elementos que compõem um altar devem ser venerados ou deificados, mas são símbolos, códigos que nos lembram de nossa fé e daquilo em que acreditamos. 



  Existem os mais variados tipos de altares, com formatos diferentes, cores diferentes, tamanhos diferentes, decorações diferentes... tudo ao gosto de quem o está montando. No altar devem estar elementos que nos inspirem a fé, a religiosidade, a religação com o Divino.
 
  Em altares wiccanianos onde a Deusa e o Deus são adorados, e a natureza é tida como a expressão das divindades, sempre encontraremos vários elementos naturais que nos lembram da importância da natureza e como ela é indispensável a nossa vida, elementos como: pedras, cristais, flores, frutas, plantas, ervas, incensos, velas, caldeirões, adagas e etc... são a regra básica de um altar wiccaniano, pois neles estão representados os quatro elementos e o Deus e a Deusa. O Deus é simbolizado pelo Athame, ou por uma Cornucópia, além de possíveis imagens e estátuas do mesmo, e a Deusa é representada pelo caldeirão, pela água, pelas conchas e etc.

  Na Umbanda temos o Congá onde ficam as imagens dos Santos Católicos associados a cada Orixá, as quartinhas, velas, pedras, ervas, flores e demais elementos que pertencem a vibração de cada Orixá. No Catolicismo temos o altar onde é celebrada a missa, com a bíblia, o Santíssimo, os castiçais, as velas, as hóstias, vinho, água e demais elementos pertencentes a liturgia católica. 



  É sempre bom termos um altar em casa, é o nosso santuário particular, nosso cantinho especial de devoção e conexão com o Sagrado. Diante do altar podemos fazer nossas orações, acender uma vela, queimar um incenso, fazer alguma oferenda, entoar mantras, cantar, dançar, louvar a divindade que cultuamos da melhor forma que pudermos. 

  Se você quer ter um altar que além de ser uma conexão com a Divindade(s) também possua elementos ritualísticos, para você poder fazer seus rituais, suas magias, sinta-se a vontade. Magia também tem haver com fé, com religar o Eu com a Divindade. Vai lá e coloque sua varinha, sua espada/athame, seu cálice, sua vela, seu incenso, seu pentáculo, faça da forma que quiser. 

  Uma dica: depois que tiver montado seu altar, sugiro que consagre ele, com muito amor, fé e devoção, pois a partir daquele momento ele não é mais uma simples mesa com objetos em cima, é solo sagrado!

  Paz, Luz, Amor, Fé e Caridade!
  Bençãos de Oxalá!



2 comentários:

  1. aprendendo sempre mais lindas fotos e bom conteúdo, grata

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário Laura!
    Aprendendo e evoluindo sempre! Quem não busca o conhecimento acaba caindo nas Trevas da ignorância!
    Paz, Luz, Amor, Fé e Caridade!
    Bençãos de Oxalá!

    ResponderExcluir